Representantes de entidades e organizações sociais do Coletivo Brasileiro do Fórum Social Mundial 2018 (FSM 2018), em Salvador, se reuniram na tarde de terça-feira (24), no auditório da APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) para a primeira plenária após os encontros internacionais ocorridos de 15 a 19 de outubro, na cidade que será sede do evento mundial no próximo ano.

O lançamento oficial do FSM foi feito dia 16, juntamente com a abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e deu início a um seminário preparatório do FSM 2018, com dois dias de debates (17 e 18). Sete mesas reuniram diferentes organizações do processo de construção do FSM 2018, onde discutiram temas da conjuntura atual que vão desde a as mudanças no mundo do trabalho às artes e mídia que hoje são alvos de censura, passando pela integração regional, na América Latina e na África, lutas das mulheres e intolerâncias na sociedade.

Para os participantes, apesar das dificuldades enfrentadas para a realização dos eventos com poucos recursos e dependente do envolvimento de voluntários na organização e produção, o Seminário foi bem sucedido e teve um saldo positivo na mobilização, comunicação e participação do público. O seminário gerou interesse da comunidade acadêmica participante do Congresso da UFBA e de organizações da sociedade civil que encheram o auditório nas diversas mesas e participaram ativamente dos debates. Houve, também, uma grande procura do público por informações, cartazes e folders sobre o FSM 2018 e dos estudantes que se integraram ao programa de voluntariado para a edição mundial de 2018.

Uma reunião do Conselho Internacional foi realizada na mesma semana, na UFBA, nos dias 15 e 16 de outubro, com mais de 40 lideranças de movimentos e organizações sociais nacionais e internacionais para indicar os eixos orientadores de resistências e lutas presentes na preparação do FSM 2018, que ocorrerá de 13 a 17 de março de 2018.

Integrantes do Grupo Facilitador devem apresentar os encaminhamentos resultantes das resoluções da Reunião do CI e os indicativos dos eixos na próxima plenária do Comitê Brasileiro na Bahia, marcada para 8 de novembro, às 17h, em local ainda a ser definido.

Glenda Lima

Foto: Stella Oliveira

Comunicação Compartilhada do FSM 2018

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremoso mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account