João Carlos Sales em reunião do CI

A primeira decisão das organizações do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, em reunião no dia 15 de outubro, em Salvador, Bahia, foi a de manifestarem seu apoio à luta pela preservação das universidades públicas brasileiras e de indignação e pesar pelas pressões sofridas pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier Olivo, que o levaram ao suicídio.

O fato ocorreu no dia 02 de outubro, após uma operação policial e uma ordem judicial que afastou, sem provas, o reitor de suas funções e da própria universidade, mantendo-o preso por um dia. O cerco às universidades públicas tem sido visto pela sociedade como parte de uma campanha de desqualificação e criminalização com vistas a facilitar a privatização do ensino no Brasil.

O modo como as operações são espetacularizadas, muitas vezes baseadas em acusações frágeis e com demolição da imagem pública de pessoas investigadas, tem sido condenado por diversos setores da sociedade civil e comunidade acadêmica. Cancellier, humilhado diante de toda comunidade acadêmica, atirou-se por sobre o vão de um prédio comercial, morrendo no local.

A morte do colega e os ataques às universidades públicas foram relatados por João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na abertura da reunião do Conselho Internacional, bem como as medidas políticas que vêm prejudicando a educação, a ciência e a tecnologia no Brasil.

Ameaçadas de colapso, as universidades federais lutam para sobreviver à redução orçamentária do ensino superior brasileiro que agrava ainda mais uma situação financeira crítica.

 

RAfael e CarmindaConfiraCom a moção, as organizações do Conselho alertam que o corte de verbas nas áreas de Ciência e Tecnologia coloca em risco o futuro da pesquisa nas Universidades. Também consideram que o cerceamento a liberdade de manifestação, princípio básico e garantido por lei, é um ataque à autonomia universitária.

MOÇÃO UNIVERSIDADES PÚBLICAS

das organizações do Conselho Internacional do FSM em Salvador

Ana de La Ordem,  Foto: Stella Oliveria – Comunicação Compartilhada do FSM

1 Comentário
  1. alexandre blanco 7 meses atrás

    Bom dia ! QUEREMOS levar uma caravana da ufpa como vcs podem nos ajudar?

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account