O Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial (FSM) 2018, vem a público refutar a reportagem veiculada na página eletrônica do jornal A Tarde, da última quarta-feira (07), que noticiou informações inverídicas sobre o evento que será realizado entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador, na Bahia.

A primeira informação refere-se a possível presença de pessoas que não estão convidadas, como é o caso do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da líder francesa, Marine Le Pen, esta última, uma pessoa que professa valores diametralmente opostos aos valores defendidos pelo Fórum. Estes nomes certamente se sentirão mais à vontade no Fórum Econômico de Davos, a casa do grande capital. Já a outra informação, sobre a hipotética participação de partidos políticos, igualmente inverídica, é mais grave porque se fosse verdadeira, comprometeria a identidade de autonomia, autogestão e protagonismo das organizações e movimentos sociais mundiais, elemento constitutivo do FSM, desde sua primeira edição, em 2001.

Reiteramos que o Fórum Social Mundial é um evento da sociedade civil mundial, que se organiza de forma autônoma dos governos e de partidos, sendo um espaço plural, aberto ao debate democrático de ideias, com profundo respeito a diversidade que compõem nossas sociedades. O FSM reúne movimentos e organizações sociais de todos os continentes que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital. Por isso, é um momento de luta e resistências. Por isso, esta edição tem como lema, “Resistir é criar. Resistir é transformar!”

Desde já, agradecemos a acolhida do povo de Salvador e da Bahia ao nosso evento e desejamos que esta edição possa contribuir para seguirmos na construção de “Um outro mundo possível!”

Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial 2018.

 

Comunicação Compartilhada do FSM 2018.

 

2 Comentários
  1. Josenita Duda Ciríaco 3 anos atrás

    Que neste momento tão especial em Salvador ,Brasil ,Américas e no mundo a humanidade seja Feliz, pois Deus quer e Nós também! conforme o Fórum Social Mundial:Criando , Resistindo e transformando conservando o meio ambiente e o respeito humano.!

  2. Falcão Vasconcellos 3 anos atrás

    Viva a luta social e popular pela construção de novos mundos possíveis. Para tanto a realização da edição de 2018 do Fórum social Mundial em Salvador / BA / Brasil, com gente de todo o mundo é de fundamental importacia.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account