LOGO FSM – O Fórum Social Mundial 2018 já tem sua logomarca oficial. O Coletivo Facilitador do FSM 2018 anunciou o resultado do concurso público encerrado neste sábado para a escolha do logo da próxima edição do encontro mundial que ocorrerá de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia. A logomarca criada pelo artista Beto Fagundes, de Porto Alegre – RS, e que teve a participação da designer da Flora Farias, de Vitória da Conquista – BA na proposta de composição, recebeu a melhor avaliação das pessoas que votaram pela internet , entre as três selecionadas pela Comissão Técnica, no período de 06 a 16 de Setembro.
A proposta enviada por Fagundes obteve 382 avaliações e uma média ponderada de 4.08 estrelas entre 484 votantes. Os outros dois trabalhos selecionados foram criados pelos artistas Ioannis Kafidas, de Itajaí, Brasil, com 348 avaliações e media ponderada de 3.18 estrelas e Brahim Aitoubraim, do Marrocos, com 352 avaliações e média ponderada de 2.68 estrelas.
O concurso para a logomarca foi uma iniciativa das organizações brasileiras, para estimular participantes a refletir sobre a identidade simbólica do próximo FSM, na Bahia. As três finalistas apontaram leituras significativas, que traduzem aspectos fundamentais do FSM e do momento de resistência e luta por transformação da realidade.
A proposta de Kafidas enfatiza a determinação da luta e a referência à diversidade, nas cores que acompanham o punho fechado destacado em sua arte.
.
O trabalho de Brahim explora o lema do FSM, “resistir é transformar” com a própria desordenação do título do FSM, misturando as palavras em um campo visual que reafirma seu significado
O trabalho inscrito por Fagundes reúne três elementos que podem ter contribuido para maior simpatia do público.
CONSTRUÇÃO DA LOGOMARCA
Beto Fagundes já havia trabalhado com o logo FSM de anos anteriores, e optou pela mesma estrutura, inclusive a disposição das letras que marcou diversas edições do FSM em Porto Alegre. Fez, com isto, uma forte referência à cidade onde o FSM nasceu.
Porém, o artista substituiu a fonte das letras por outra tipografia, A Brazilêro, criada por Cristian Cruz em 1999 e tornada livre em 2003, a partir de inscrições de rua, manuscritas em paredes e cartazes populares,
Um terceiro elemento foi a conexão direta com Salvador, através da incorporação de referências populares da Bahia – o berimbau e as fitas coloridas – que já vinham aparecendo em materiais criados pela designer Flora Farias , de Vitória da Conquista, para os materiais do FSM no estado, Nesse trabalho, o antigo logo do FSM – feito por Beto Fagundes – aparece com nova moldura, onde o instrumento e as fitas estão presentes. Beto homenageia a ideia de composição da artista trazendo o instrumento e as fitas para o trabalho final encaminhado ao concurso, A co-autoria celebra a conexão Porto Alegre e Salvador e o prêmio deve ser compartilhado com a designer baiana. O resultado é uma logomarca alegre e que reafirma a força da história do Fórum Social Mundial rumo ao novo endereço do grande encontro.
A plataforma para avaliaçãodas propostas de logomarca para o FSM 2018 recebeu a grande maioria dos votos Vindos do Brasil, com 70% das avaliações seguidas do Marrocos com 10% e França com 8%. Votaram também pessoas do México, Estados Unidos, Líbano, Reino Unidos, Portugal, Tunísia, Turquia, Bélgica, Italia, Senegal, Finlândia, Colômbia, Benin, Nicarágua, Cuba, Países Baixos, Palestina, Alemanha, Peru, Canada, Checoslováquia, Chle, Argentina e Espanha.
LOGO FSM estreia nos materiais de outubro
A logomarca escolhida será agora apresentada ao Conselho Internacional do FSM, que se reúne dias 15 e 16 de outubro em Salvador, e já será utilizada nos materiais impressos e eletrônicos de divulgação do Seminário Internacional do FSM, dias 17 e 18, também em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA)
A seleção das três logomarcas premiadas com um valor simbólico de R$ 500,00 cada uma, e a escolha da finalista pelo público, não elimina o interesse da organização nos demais trabalhos apresentados. Conforme já noticiado, as(os) artistas serão consultados sobre a disponibilização das criações para outros usos das propostas em atividades da comunicação.
A Comissão Tecnica agradece aos demais artistas e artivistas que trouxeram à construção do FSM 2018 energia e inspiração.
Confira a a logomarca oficial do FSM 2018 nos materiais e no site www.fsm2018.org
Parabéns Beto Fagundesm
Parabéns Ioannis e Brahim
Como vocês mostraram, resistir é criar, resistir é transformar
Não vejo a hora de termos informações sobre inscrição ?
Ponte Nova, 23 de outubro de 2017.
Parabéns, pela Logo marca. Adorei!!!!!!!
Desejo -lhe sucesso para todos os organizadores deste evento FORUM SOCIAL Mundial.
Pretendo ir a Salvador em março de 2018.
Solicito informação quando será o período as inscrições do Forum Social Mundial..
Endereço.,Av. Antônio Brant Ribeiro ,128 Vila Centénario – Ponte Nova – Mg Cep. 35.430 – 036
Oi Maria de Fátima. As inscrições estão previstas para início a partir de novembro. Enviaremos aviso ao seu email.
O nosso coletivo está ansioso para se inscrever e garantir a chance de participar pela primeira vez do FSM!!!