LOGO FSM – O  Fórum Social Mundial 2018 já tem sua logomarca oficial.  O Coletivo Facilitador do FSM 2018 anunciou o resultado do concurso público encerrado neste sábado para a escolha do logo da próxima edição do encontro mundial que ocorrerá de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia. A logomarca criada pelo artista Beto Fagundes, de Porto Alegre – RS, e que teve a participação da designer da Flora Farias, de Vitória da Conquista – BA na proposta de composição, recebeu a melhor avaliação das pessoas que votaram pela internet , entre as três selecionadas pela Comissão Técnica, no período de 06 a 16 de Setembro.

Logo FSM 2018

 

 

 

 

 

A proposta enviada por Fagundes obteve 382 avaliações e uma média ponderada de 4.08 estrelas entre 484 votantes. Os outros dois trabalhos selecionados foram criados pelos artistas Ioannis Kafidas, de Itajaí, Brasil, com 348 avaliações e media ponderada de 3.18 estrelas e  Brahim Aitoubraim, do Marrocos, com 352 avaliações e média ponderada de 2.68 estrelas.

 

O concurso para a logomarca foi uma iniciativa das organizações brasileiras, para estimular participantes a refletir sobre a identidade simbólica do próximo FSM, na Bahia. As três finalistas apontaram leituras significativas, que traduzem aspectos fundamentais do FSM e do momento de resistência e luta por transformação da realidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A proposta de Kafidas enfatiza a determinação da luta e a referência à diversidade, nas cores que acompanham o punho fechado destacado em sua arte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proposta logo FSM

.

 

 

 

 

O trabalho de Brahim explora o lema do FSM, “resistir é transformar” com a própria desordenação do título do FSM, misturando as palavras em um campo visual que reafirma seu significado

 

 

 

 

lOGO FMS

 

 

O trabalho inscrito por Fagundes reúne três elementos que podem ter contribuido para maior simpatia do público.

 

Logo FSM 2018

CONSTRUÇÃO DA LOGOMARCA

Beto Fagundes já havia trabalhado com o logo FSM de anos anteriores, e optou pela mesma estrutura, inclusive a disposição das letras que marcou diversas edições do FSM em Porto Alegre. Fez, com isto, uma forte referência à cidade onde o FSM nasceu.

Porém, o artista substituiu a fonte das letras por outra tipografia, A Brazilêro, criada por Cristian Cruz em 1999 e tornada livre em 2003, a partir de inscrições de rua, manuscritas em paredes e cartazes populares,

 

Tipografia logo FSMUm terceiro elemento foi a conexão direta com Salvador, através da incorporação de referências populares da Bahia  – o berimbau e as fitas coloridas – que já vinham aparecendo em materiais criados  pela designer  Flora Farias , de Vitória da Conquista, para os materiais do FSM no estado, Nesse trabalho, o antigo logo do FSM – feito por Beto Fagundes – aparece com nova moldura, onde o instrumento e as fitas estão presentes. Beto homenageia a ideia de composição da artista trazendo o instrumento e as fitas para o trabalho final encaminhado ao concurso,  A co-autoria celebra a conexão Porto Alegre e Salvador e o  prêmio deve ser compartilhado com a designer baiana. O resultado é uma logomarca alegre e que reafirma a força da história do Fórum Social Mundial rumo ao novo endereço do grande encontro.

A plataforma para avaliaçãodas propostas de logomarca para o FSM 2018 recebeu a grande maioria dos votos Vindos do Brasil, com 70% das avaliações seguidas do Marrocos com 10% e França com 8%.  Votaram também pessoas do México, Estados Unidos, Líbano, Reino Unidos, Portugal, Tunísia, Turquia, Bélgica, Italia, Senegal, Finlândia, Colômbia, Benin, Nicarágua, Cuba, Países Baixos, Palestina, Alemanha, Peru, Canada, Checoslováquia, Chle, Argentina e Espanha.

 

LOGO FSM estreia nos materiais de outubro

A logomarca escolhida será agora apresentada ao Conselho Internacional do FSM, que se reúne dias 15 e 16 de outubro em Salvador, e já será utilizada nos materiais impressos e eletrônicos de divulgação do Seminário Internacional do FSM, dias 17 e 18, também em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A seleção  das três logomarcas  premiadas com um valor simbólico de R$ 500,00 cada uma, e a escolha da finalista pelo público, não elimina o interesse da organização nos demais trabalhos apresentados. Conforme já noticiado, as(os) artistas serão consultados sobre a disponibilização das criações para outros usos das propostas em atividades da comunicação.

A Comissão Tecnica agradece aos demais artistas e artivistas que trouxeram à construção do FSM 2018 energia e inspiração.

Confira a a logomarca oficial do FSM 2018 nos materiais e no site www.fsm2018.org

Parabéns Beto Fagundesm

Parabéns Ioannis e Brahim

Como vocês mostraram, resistir é criar, resistir é transformar

5 Comentários
  1. Weny souza 9 meses atrás

    Não vejo a hora de termos informações sobre inscrição ?

  2. Maria de Fátima bergamini 9 meses atrás

    Ponte Nova, 23 de outubro de 2017.

    Parabéns, pela Logo marca. Adorei!!!!!!!
    Desejo -lhe sucesso para todos os organizadores deste evento FORUM SOCIAL Mundial.
    Pretendo ir a Salvador em março de 2018.

  3. Maria de Fátima bergamini 9 meses atrás

    Solicito informação quando será o período as inscrições do Forum Social Mundial..

    Endereço.,Av. Antônio Brant Ribeiro ,128 Vila Centénario – Ponte Nova – Mg Cep. 35.430 – 036

  4. Vania Maria 9 meses atrás

    O nosso coletivo está ansioso para se inscrever e garantir a chance de participar pela primeira vez do FSM!!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account