Fórum Social Mundial – Release – A notícia da confirmação do FSM em Salvador foi recebida com entusiasmo pela plenária final do encontro de comunicação que ocorria ao mesmo tempo em Brasília. O FNDC incluiu a construção do FSM 2018, com ênfase na comunicação, em suas prioridades.

A decisão foi tomada no sábado (27), durante seminário nacional de organizações ligadas ao processo do Fórum Social Mundial. A próxima edição mundial será realizada na capital da Bahia, no período de 13 a 17 de março de 2018. O resultado de dois dias de discussões em Salvador está sendo comunicado ao Conselho Internacional do FSM, que aguardava a posição brasileira para fazer a convocatória internacional.

Fórum Social em movimento

Começa, com isso, uma série de diálogos e articulações para viabilizar o FSM, material e politicamente.A Universidade Federal da Bahia (Ufba) já havia colocado instalações à disposição do evento. Representantes do governo estadual baiano participaram do seminário e se comprometeram a também apoiar o evento na cidade. As atividades do FSM, seguindo a tradição e princípios do processo, serão autogestionadas – viabilizadas e realizadas pelas próprias entidades proponentes. A organização do FSM trabalhará para preparar o território de acolhida e insfraestrutura básica, cuidar das inscrições, programação, divulgação e logística geral do evento.

Desde 2001, por Outro Mundo Possível

A primeira edição do Fórum Social Mundial foi realizada em 2001, na cidade de Porto Alegre, reunindo organizações, movimentos sociais, ativistas sociais, sindicais e culturais, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo, na cidade suiça de Davos. Contra as políticas neoliberais representadas no encontro europeu, Porto Alegre afirmava: Outro Mundo é Possível. Reunindo a diversidade das lutas e alternativas contra o Pensamento Único imposto pelo famigerado Consenso de Whashington, o FSM foi realizado outras vezes em Porto Alegre, atraindo mais de cem mil pessoas a cada edição, e depois internacionalizou, com encontros mundiais em Mumbai, Nairóbi, um policêntrico em Caracas, Karashi e Bamako, voltando ao Brasil, em Belém, no Pará, e depois sendo realizado em Dacar – Senegal, em Túnis por duas vezes e finalmente em Montreal.

É a sexta edição no Brasil, em 17 anos.

Imprensa

Saiba mais

Fórum Social Mundial 13 a17 de Março de 2018

Fórum Social Mundial 13 a17 de Março de 2018

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account