A comunicação compartilhada é a possibilidade de participar de uma inciativa de mídia ou ação midiática coletiva, especialmente do trabalho de cobertura livre e/ou jornalística de eventos de interesse social, através da troca de esforços e conteúdos entre meios e pessoas envolvidas com a comunicação não corporativa ou de mercado.

Mais do que colaborativa – em que várias contribuições se somam para um produto final, a cobertura compartilhada implica no caráter coletivo da produção, resultante de acordos coletivos de organização,  somados à possibilidade da apropriação individual do todo produzido.  Toda a cobertura pode ser literalmente incorporada e reeditada por qualquer veículo ou jornalista participante, pela licença creative commons, salvo sob expressa orientação contrária – em casos especiais em que há que se respeitar a integridade do conteúdo.

A comunicação compartilhada tem característica de resistência à lógica neoliberal de gestão controlada da comunicação ao contrapor a troca solidária às práticas competitivas de mercado e ao abordar temas de interesse jornalístico, social, cultural ou político sem o viés mercantilista utilizado pelos grandes meios.

De diferentes formas o conceito é aplicado desde 2001 por iniciativas organizadas no universo do Forum Social Mundial e será mais uma vez orientador da cobertura do FSM 2018 pela mídia livre. Participe! Se a proposta  de seu veículo  é participar da iniciativa desde já, escreva para comunica@fsm2018.org com o título – cobertura compartilhada. O coletivo de comunicação do FSM entrará em contato.

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
EUR Euro

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

o    

¿Olvidó sus datos?

Create Account