• O sistema prisional baiano vem avançando assustadoramente no quesito encarceramento da juventude negra. A falida guerra às drogas vem atingindo as mulheres em especial onde o índice de encarceramento cresceu mais que o dos homens. Homens e mulheres, em sua maioria jovens, negros e pobres. O IPCDH, instituto popular cárcere e direitos humanos (www.ipcdh.com.br) estará no FSM, no quesito agricultura, em duas atividades: num stand da Feira de Economia Solidária, dia 14.03 pela manhã, onde leva ao conhecimento e oportuniza a sociedade a se engajar no projeto Horta Orgânica do Cárcere. Parte da produção será levada a comercialização diretamente do produtor para o consumidor. Parte dos produtores estarão presentes, formado por trabalhadores custodiados na unidade prisional Colônia Lafayette Coutinho, que fica no bairro de Castelo Branco em Salvador. Trata-se de unidade porta aberta do sistema prisional, final de cumprimento de pena, onde o custodiado se prepara para retornar à sociedade pois cumpriu com a pena que lhe foi atribuída. Esse projeto representa dignidade, trabalho, humanização do sistema prisional, remição de pena, renda, ressocialização e também oportuniza ao trabalhador o conhecimento e a vivência com a produção livre de agrotóxicos e defensivos artificiais, adaptando o cultivo à realidade do cárcere. Esse projeto também estará na mesa Agrotóxicos, defensivo agrícola ou veneno? onde haverá relato da experiência da Horta do Cárcere, que fará parte do dossiê baiano em preparação pelo Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos no quesito práticas exitosas. Venham nos conhecer, juntem-se a nós na luta pela institucionalização desse projeto, ele vem sofrendo riscos de continuidade, inclusive pelo projeto de lei de autoria de senadora que pretende incluir na lei de execução penal o trabalho da horta orgânica restringindo-o à produção de alimentos pelo custodiado para alimento próprio ou para doação, ignorando-o como trabalho, renda, remição de pena. Mapeamos locais em todo o sistema, no feminino, masculino fechado, de áreas onde podemos avançar com esse projeto, Precisamos de apoio da sociedade para se engajar na campanha pela institucionalização da Horta Orgânica do Cárcere.

    • Eu aplaudo o projeto Horta Orgânica do Cárcere e desejo a esta iniciativa o apoio máximo daqueles reunidos em Salvador em Bahai e em outros lugares, incluindo a Austrália. Ganhe essa força de solidariedade.

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileño
EUR Euro

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

o    

¿Olvidó sus datos?

Create Account