FSM em Salvador – A decisão brasileira de receber a edição 2018 do Fórum Social Mundial foi tomada no sábado (27 de maio), ao final de um seminário nacional de organizações ligadas ao processo do Fórum Social Mundial, realzado em Salvador. A próxima edição mundial será realizada na capital da Bahia, no período de 13 a 17 de março. FSM em SalvadorO resultado de dois dias de discussões em Salvador foi comunicado ao Conselho Internacional do FSM, que aguardava a posição brasileira para fazer a convocatória internacional.

O seminário discutiu o momento de retrocessos na conjuntura mundial e a responsabilidade das organizações que nos últimos anos vem construindo o FSM como um espaço e um processo de resistência. A palavra força que marcou o evento foi justamente Resistência. E as propostas de chamada para o FSM 2018 juntaram a ela a determinação de mudar a realidade: Resistir, Criar, Transformar foram ideias aplaudidas no evento.

Um histórico do FSM, que nasceu em 2001 e têve edições mundiais e regionais nos quatro continentes foi apresentado por representantes do Conselho Internacional, elencando vários desafios dos movimentos sociais, como democracia na comunicação e o combate à criminalização das lutas sociais.

O Coletivo baiano também relatou seu engajamento com o processo FSM, que só tem crescidodesde a realização do 1o Fórum Social Baiano em 2004. As atividades processeguiram na organização do 2o Fórum Social Nordestino em 2007 e de um Fórum Mundial Temático em 2010. Formado por 30 organizações, movimentos e redes da sociedade civil, o Coletivo Baiano do FSM participou de forma ativa das edições mundiais do FSM 2013 e 2015 em Túnis (Tunísia) e no FSM 2016 em Montreal (Montreal) e dos Fóruns temáticos de Porto Alegre.

Foi o Coletivo Baiano que levou ao Conselho Internacional a proposta de sediar a edição 2018 em Salvador e obteve o aval para prosseguir nos contatos para se certificar das condições políticas, materiais e logísticas para um evento desse porte, para o qual acorrem organizações de diversos países. Organizações brasileiras então se somaram à campanha dos movimentos baianos e constituiu um Comitê Brasileiro Pró-FSM em Salvador, já bastante ampliado com representações nacionais e de brasileiros no Conselho Internacional.

Nesse processo, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) colocou  instalações à disposição do evento e representantes do governo estadual baiano também se comprometeram a também apoiá-lo. Mas a construção do FSM ainda exigirá muitos esforços regionais, nacionais e internacionais.

Contribuirá para o sucesso do evento o fato de que sua característica principal é a autoconvocação e mobilização dos participantes. As atividades do FSM, seguindo a tradição e princípios do processo, serão autogestionadas – viabilizadas e realizadas pelas próprias entidades proponentes. A organização do FSM trabalhará para preparar o território de acolhida e insfraestrutura básica, cuidar das inscrições, programação, divulgação e logística geral do evento.

Com o desafio e a responsabilidade de assegurar as condições de acolhida para o encontro das resistências, as organizações presentes ao seminário lançaram a data: 13 a 17 de março de 2018 e deram a largada. Participe! Some à esta luta por Outro Mundo Possível a sua capacidade de Resistir, Criar e Transformar.

Confira todas as notícias do FSM 2018 La decisión brasilera de recibir el FSM fue tomada el sábado 27 de mayo, al final de un seminario nacional de organizaciones ligadas al proceso del Foro Social Mundial, realizado en Salvador. La próxima edición mundial será realizada en la capital de Bahía, del 13 al 17 de marzo. El resultado de dos días de discusiones en Salvador fue comunicado al Consejo Internacional del FSM, que aguardaba la posición brasilera para hacer la convocatoria internacional.

El seminario discutió el momento de retrocesos en la coyuntura mundial y la responsabilidad de las organizaciones que en los últimos años vienen construyendo el FSM como un espacio y un proceso de resistencia. La palabra fuerza que marcó el evento fue justamente Resistencia. Y las propuestas de llamada para el FSM 2018 sumaron a ella la determinación de cambiar la realidad: Resistir, Crear, Transformar fueron las ideas aplaudidas en el evento.

Una historia del FSM, que nació en 2001 y tuvo ediciones mundiales y regionales en los cuatro continentes fue presentado por representantes del Consejo Internacional, enlazando varios desafíos de los movimientos sociales, como la democracia en la comunicación y el combate a la criminalización de las luchas sociales.

El colectivo bahiano también relató su compromiso con el proceso FSM, que sólo ha crecido desde la realización del primer Foro Social Bahiano en 2004. Las actividades continuaron en la organización del segundo Foro Social Nordestino en 2007 y de un Foro Social Temático en 2010. Formado por 30 organizaciones, movimientos y redes de la sociedad civil, el Colectivo Bahiano del FSM participó de forma activa de las ediciones mundiales del FSM 2013 en Túnez y en 2016 en Montreal,  y de dos Foros Temáticos en Porto Alegre.

Fue el Colectivo Bahiano el que llevó al Consejo Internacional la propuesta de ser sede de la edición 2018 en Salvador y obtuvo el aval para continuar con los contactos a fin de garantizar las condiciones políticas, materiales y logísticas para un evento de esta talla, al cual acuden organizaciones de diversos países. Las organizaciones brasileras se sumaron entonces a la campaña de los movimientos bahianos y se  constituyó un Comité Brasilero Pro-FSM en Salvador, ya bastante ampliado con representaciones nacionales y de brasileros en el Consejo Internacional.

En este proceso, la Universidad Federal de Bahía (UFBA) colocó sus instalaciones a disposición del evento y representantes del gobierno estadual bahiano también se comprometieron a apoyarlo. Pero la construcción del FSM aún exigirá muchos esfuerzos regionales, nacionales e internacionales.

Contribuirá al éxito del evento el hecho de que su característica principal es la autoconvocatoria y movilización de los participantes. Las actividades del FSM, siguiendo la tradición y los principios del proceso, serán autogestionadas, viabilizadas y realizadas por las entidades que las proponen.La  organización del FSM trabajará para preparar el territorio de acogida y la infraestructura básica, ocuparse de las inscripciones, programación, divulgación y logística general del evento.

Con el desafío y la responsabilidad d  asegurar las condiciones de acogida para el encuentro de las resistencias, las organizaciones presentes en el seminario lanzaron la fecha del 13 al 17 de marzo de 2018 y dieron la largada. Participe! Súmese a esta lucha por Otro Mundo Posible y su capacidad de Resistir, Crear y Transformar.

21 Comentarios
  1. Todos podem enviar emails para receber boletins do FSM 2018

    • Communication 4 años

      Sim, os emails serão inseridos nas próximas comunicações do FSM.
      GT de Comunicação.

      • Paulo Tavares Mariante 4 años

        Compas

        Sou militante do movimento dos direitos humanos, Coordenador do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas, Coordenador de Direitos Humanos da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Campinas, participei dos encontros do Fórum Social Mundial de 2001, 2002, 2003, 2005 e 2009, além de ter ter participado da organização do Fórum Social Campinas, em 2004.
        Gostaria de saber se já existe alguma articulação para a organização regional em SP preparatória ao FSM 2018, e se positivo, participar deste processo.
        Saudações a quem luta contra qualquer opressão,

        Paulo Mariante

        mariante.paulo@gmail.com
        Fone (19) 99339-4111

        • Communication 4 años

          Paulo, tem havia várias reuniões em São Paulo, a última na semana passada, mas reunindo organizações brasileiras que se juntaram ao comitê organizador para tocar o processo. A próxima será em Salvador, no ínício de agosto. Mas isso não quer dizer que há um processo regional de São Paulo em curso. Ele precisa ser construído. Esperamos poder dar notícias regionais muito em breve, na medida em que os comitês forem se organizando. E que você possa ajudar nessa iniciativa paulista. Seu email está agora anotado pelo GT, para receber atualizações. Mantenha contato também, pelo email info@fsm2014.org ou aqui pelo site.
          Saudações dos e das que lutam com você por Outro Mundo Possível.
          GT Comunicação

    • Paulo Tavares Mariante 4 años

      Compas

      Sou militante do movimento dos direitos humanos, Coordenador do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas, Coordenador de Direitos Humanos da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Campinas, participei dos encontros do Fórum Social Mundial de 2001, 2002, 2003, 2005 e 2009, além de ter ter participado da organização do Fórum Social Campinas, em 2004.
      Gostaria de saber se já existe alguma articulação para a organização regional em SP preparatória ao FSM 2018, e se positivo, participar deste processo.
      Saudações a quem luta contra qualquer opressão,

      Paulo Mariante

      mariante.paulo@gmail.com
      Fone (19) 99339-4111

    • Maria de Fátima cistamilan 4 años

      Quero receber os boletins

    • Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes 4 años
  2. Dayse Rago 4 años

    Que bom fico feliz aqui pertinho da gente, gostaria de saber se aqui em Recife já tem Comitê de organização? Qual contato ?
    Sou sindicalista, professora História e funcionária da Anatel gov.federal.
    Um Outro Mundo É Possivel.

    • Arqui Media 4 años

      Dayse,
      Dia 3 haverá reunião do Comitê Facilitador em Salvador e saberemos como estão as organizações e movimentos de Pernambuco. Até lá, aguardemos!
      Abs
      Comitê Brasileiro do FSM

  3. Glayton Robert Ferreira Fontoura 4 años

    Salve, Amigos!
    Participei das edições de 2001 e 2002 do FSM em Porto Alegre como membro de uma entidade de juventude. Hoje milito debatendo os Direitos Humanos, sobretudo na questão carcerária e o acesso a uma Justiça imparcial de quem está à margem da sociedade. Quero muito participar da construção deste FSM no comitê regional de SP e peço que me informem quando e onde ele se reunirá quando for criado.
    Avante! Um novo mundo é possível apesar da investida neoliberal!

    Grande abraço!

  4. Rosa Chalmes 4 años

    Inclua meu e-mail por favor. Obrigada!

  5. Cosme Costa Lima 4 años

    Gostaria de saber como participar do Congresso de ensino, pesquisa e extensão com abordagem de temas que estarão presentes no FSM 2018,ou o Congresso é só para alunos da UFBA?

    • Communication 4 años

      Cosme, o Congresso é da UFBA e terá mesas que debaterão temas propostos por também participantes do processo FSM. A UFBA definirá as mesas e divulgará os meios participação. Sobre calendários, é preciso consultar o site da universidade https://www.ufba.br/. Sobre debates relacionados ao FSM, o GT de Comunicação do FSM fará a divulgação assim que definidos pela organização do Congresso. Encaminhamos seu email para o GT de Comunicação, o envio de atualizações sobre o FSM e também para o GT de Metodologia e Programa, para que prossigam os contatos. Anote aí metodologia@fsm2018.org e comunica@fsm2018.org.

  6. maurizio somma 4 años

    Por favor inclua estes e-mails.
    msomma@nonviolenza.it
    casa@nonviolenza.it
    asharam@asharam.it
    maurizio@asharam.it
    la mia organizazione “la Casa della Pace e della Nonviolenza” ha partecipato a fsm2004 di Mumbay, fsm2005 di Portoalegre, fsm2009 Belèm, fsm 2011 Dakar, e speriamo di partecipare al fsm 2018 di Salvador 🙂

    Minha organização “a Casa da Paz e da Não-Violência” participou da Fsm2004 em Mumbay, fsm2005 de Portoalegre, fsm2009 Belèm, fsm 2011 Dakar, e esperamos assistir a Salvador fsm 2018 🙂

    obrigado, maurizio somma
    http://www.facebook.com/nonviolenza.it . http://www.facebook.com/beneconfiscato.it . http://www.youtube.com/user/mausomma . http://www.radioasharam.it

Contesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileño
EUR Euro

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

o    

¿Olvidó sus datos?

Create Account