Mapa no disponible

Titulo Gira de Saberes: "Das práticas coloniais às práticas descolonizadoras"

Tema - Territorio

Lema Uma educação sem racismo intolerância e xenofobia Um mundo livre!

Descrição / Relato

Proposta de atividade para o Fórum Social Mundial – Salvador, 2018.
Título da atividade: Das práticas coloniais às práticas descolonizadoras
Eixo: Lutas anticoloniais
Proponente: Aline Carmo e Joana Tolentino, membros do Corpoder – Grupo de estudos e pesquisas sobre filosofias decoloniais, corpos, poderes e saberes (Link do grupo no Diretório de Grupos do CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9576215686477577 ).
Formato da atividade: Gira de saberes
Objetivos: Sabemos o quanto as marcas da colonialidade perduram em nossos corpos, práticas sociais, relações de poder e produção de conhecimento, perpassando toda a construção de nossas subjetividades individuais e coletivas. Entendemos que para transformar essa realidade o fomento a práticas sociais descolonizadoras se mostra como oportunidade de resistir e re-existir, nos reinventando através do encontro com o outro, abrindo outras possibilidades de interrelações nos espaços nos quais atuamos, o que acarreta também a alteração das bases epistemológicas nas quais se fundamentam nossos saberes. Identificamos em vivências artísticas coletivas uma potência para a transformação de nossas práticas de convivência e produção de saberes.
Descrição resumida da atividade: A atividade iniciará com uma breve roda de conversa a respeito das marcas da colonialidade, relações e espaços de atuação. Em seguida, faremos com os presentes mapas corporais, através de técnicas plásticas, a fim de representar o que seria um corpo colonizado, identificando marcas da colonização que nos oprimem e se perpetuam até hoje em nossos corpos. No terceiro momento da atividade, realizaremos improvisações e alguns jogos teatrais a fim de produzir coletivamente cenas e situações que nos possibilitem vivenciar, através da encenação, caminhos possíveis que nos levem à descolonização de nossas práticas cotidianas, de nossas interrelações, visando a construção de corpos descolonizados. Com isso, pretendemos despertar percepções e ações críticas em nosso cotidiano que estimulem a descolonização de nossos corpos, poderes e saberes. O último momento da atividade será um retorno à roda de conversa para uma avaliação dos processos vivenciados coletivamente.
Local possível: tenda ou sala em que seja possível sentar no chão
Data e horário propostos: entre quarta e sexta-feira (entre os dias 14 e 16/3), à tarde.
Recursos que serão disponibilizados para a atividade (levados pelos proponentes da atividade):
Participantes do grupo que oferecerão a Gira: Aline Cristina Oliveira do Carmo e Joana Tolentino Batista. Ambas professoras de filosofia do Colégio Pedro II e membros do CORPODER – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Filosofias Decoloniais, Corpos, Poderes e Saberes.

Data/hora
Date(s) - 15/03/2018
14:00 - 17:00 .

Perfil


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileño
EUR Euro

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

o    

¿Olvidó sus datos?

Create Account