Mapa no disponible

Titulo Educação popular, comunicação e conhecimento: ataques do conservadorismo e experiências de resistência

Tema - Territorio

Lema

Descrição / Relato

A atividade de convergência abordará os 3 eixos na perspectiva da sua relação com a formação política, a contribuição para a emancipação e soberania dos povos. Neste sentido, buscará denunciar os ataques que estes três setores vem sofrendo diante do avanço do conservadorismo e das medidas neoliberais na América Latina, incluindo o contexto de golpe no Brasil, e promover uma reflexão sobre as consequências, do ponto de vista da manipulação da sociedade e da submissão dos cidadãos/ãs aos interesses do capital, quando a educação, a comunicação e a produção do conhecimento não são conduzidos de maneira democrática.

Para fomentar este debate, organizaremos umad roda de conversa com convidados/as que tem acompanhando de perto os ataques a esses três setores no contexto do golpe em que vive o Brasil e das ameaças de rupturas democráticas na América Latina.

Formato (2 horas no total)

Abertura e introdução da discussão: (5 minutos)

Rodada 1: Provocações iniciais sobre a importância e a relação dos setores da educação, comunicação e ciência com a democracia e a soberania dos povos (total: 20 minutos)

Debatedores/as:
– representante do FNDC (a definir) (5/7 minutos)
– representante do CEAAL: Rosa Zúñiga (5/7 minutos)
– represtante da USP: Marcos Sorrentino (5/7 minutos)

Rodada 2: Apresentação de casos concretos de ataques sofridos por esses setores e de iniciativas de resistência na região. Dois a três casos por setor (total: 35 minutos)
(cada entidade coorganizadora contata responsáveis por apresentar casos do seu setor)

– FNDC: caso 1 (desmonte da comunicação pública); caso 2 (violência e criminalização de comunicadores); caso 3 (manipulação da mídia hegemônica) (4 minutos por caso)
– CEAAL
– USP

Debate com o público geral. (45 minutos)

Conclusão: (15 minutos)

Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
09:00 - 12:45 .

Perfil


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileño
EUR Euro

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

o    

¿Olvidó sus datos?

Create Account