Madras reunidas en el FSMM 2018

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Michele Torinelli – Relatos permeados de lágrimas e afetos. Mulheres de Argélia, Tunísia, Marrocos, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Senegal e Itália se reuniram em um grupo de trabalho na Cúpula de Mães de Migrantes Desaparecidos com o objetivo de trocar estratégias coletivas e compartilhar mecanismos que facilitem a busca de seus filhos e entes desaparecidos.

Elas cobram dos Estados medidas efetivas e reconhecem a importância de sensibilizar a sociedade em geral, para ter cada vez mais apoio em sua luta. Por isso as mães centroamericanas realizam caravanas anuais desde a América Central até o México, o que além de dar visibilidade, consiste num espaço de formação e articulação entre as próprias mulheres. E, nessa edição, a caravana chegou justo a tempo de encontrar mulheres de outras partes do mundo que passam por dramas parecidos, que compartilham a mesma luta.


Este ano outra caravana partiu de Honduras, passando por El Salvador, Nicarágua e Guatemala, e chega agora com milhares de pessoas ao México rumo aos Estados Unidos. Apesar de que Trump anunciou que a recepção na fronteira será militar, a caravana segue, e conta com toda uma rede de solidariedade em sua passagem pelo México, mas também enfrenta preconceito, precariedade e violência. Trata-se de um ato concreto de imensa força, mas também de grande valor simbólico: os migrantes se recusam a esconder sua situação e, sendo muitos, se unem, exigindo que seu direito de migrar seja garantido com dignidade.

O Fórum Social Mundial de Migrações ocorreu de 02 a 04 de novembro na cidade do México. As mulheres se re-conheceram, se fortaleceram e deram visibilidade a essa problemática crescente e global. “As mães unidas jamais serão vencidas”, disse uma das implacáveis guerreiras de El Salvador.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending
Select your currency
BRL Brazilian real
EUR Euro

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account