Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Publicação retirada do site oficial da cáritas.org.br

Foto: Morgana Damásio/ Rede de Comunicadores/as da Cáritas Brasileira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitas são as propostas de incidência pós Fórum Social Mundial (FSM), na última sexta (16/03) dois documentos foram sistematizados e apresentados durante a Assembleia Mundial das Mulheres e na Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências. Mas a 13º edição do FSM, que se encerra neste sábado (17/03), também experienciou uma nova metodologia de partilha de propostas: a Ágora dos Futuros.

Construção de alianças

Quem passou pela Praça das Artes (UFBA), na manhã deste sábado (17) pode participar do espaço dedicado à construção de alianças e fortalecimentos das resistências. Segundo Pierre George, um dos representantes da Cáritas internacional no Conselho Internacional do FSM, a Ágora dos Futuros foi pensada como um momento final do fórum, que estivesse em sintonia com a ideia de dois importantes pontos da carta de princípios do evento: ninguém fala em nome do fórum e os facilitadores dos fóruns se comprometem a disseminar as ações, decisões e declarações dos participantes.

“A ideia foi combinar as duas coisas em um espaço horizontal, onde os participantes que tenham ações públicas após o fórum, sejam elas iniciativas que já existam e foram reforçadas ou aquelas criadas durante o fórum, possam se encontrar, descrever suas ações, discutir, deixar contatos. É um espaço para relação entre os participantes e para que os grupos possam se articular”, explica George.

Futuro para a Ágora

A proposta é de que as ações partilhadas na Ágora estejam em um calendário disponibilizado virtualmente, para que pessoas de todo mundo possam encontrar as atividades planejadas de março até o final de 2019 e contribuir com a atualização do calendário. “Esta primeira realização é um momento simbólico. Existe a ideia de fazer uma sala de preparação, onde vamos colocando as iniciativas durante o evento e no final se faça um grande encontro com os participantes”, conclui.

Texto e foto: Morgana Damásio

Rede de Comunicadores/as da Cáritas Brasileira

 

1 Comment
  1. Ivone Oliveira Correia 1 month ago

    É muito importante essa participação,e trocas de experiências,sociais desejo estar trocando conhecimento.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending
Select your currency
EUR Euro

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account