O Coletivo Brasileiro do FSM lançou,sexta-feira (18),  em São Paulo, uma Carta Aberta. O documento convoca  pessoas, organizações, movimentos sociais, redes e plataformas de movimentos do Brasil, da América Latina e do Mundo para a construção da próxima edição mundial. O FSM será realizado em Salvador, Bahia, de 13 a 17 de março de 2018.

A proposta desse fórum, em meio a tantos retrocessos, perda de direitos, garantias democráticas e liberdades pelo mundo, é  pensar saídas comuns para a humanidade. O encontro se dá numa ótica solidária, democrática, de respeito às diversidades, para enfrentar as causas das várias formas de violência,  desigualdades sociais e regionais.

A Carta Aberta enfatiza que no  Brasil e na Bahia, em particular, a resistência tem se ampliado nos últimos meses, buscando fazer frente aos ataques conservadores. O campo democrático e popular tem avaliado suas estratégias no último período histórico, os erros, os acertos e as que são necessárias agora. Por isso, uma edição do FSM em Salvador será uma oportunidade importante de encontro das várias experiências de resistência e de propostas para enfrentar os pensamentos autoritários que tomam corpo no Brasil e no Mundo.

O lema do FSM 2018 é Resistir é Criar, Resistir é Transformar apontando para a necessidade de alternativas para um outro mundo possível.

Os sistemas que dominam o mundo, até agora, não deram certo para os povos nem para o planeta. Por isso o Conselho Internacional do FSM e o Comitê Facilitador no Brasil CONVOCAM a todos e todas  a se somarem à construção do Fórum Social Mundial 2018;

De 13 a 17 de março de 2018.

Em Salvador, na Bahia

Carta Aberta FSM

Adesões podem ser encaminhadas ao email forumsocialmundial@fsm2018.org ou pelo próprio site. Coloque o título: Adesão à convocatória do FSM. E informe seu nome e de sua organização. Baixe aqui a o documento de CONVOCAÇÃO DO FSM 2018

Informação: imprensa@fsm2018.org

Carta Aberta convoca ao FSM 2018

Fórum social mundial

Ciranda

11 Comentários
  1. Adolfo Castillo 12 meses atrás

    Qué gran iniciativa amigos y amigas. El FSM que iniciamos en Porto Alegre en 2001 es más necesario hoy que nunca. Por doquier emergen nuevas fuerzas sociales que anhelan la transformación del actual orden global. El diálogo y la deliberación democrática, fundado en el respeto de los derechos humanos y la diversidad humana, deben ser la base del camino hacia otro orden global solidario y sustentable.

    • Rita de Cassia Freire Rosa
      Rita de Cassia Freire Rosa 12 meses atrás

      Sí, Adolfo, este es el sentido del FSM desde Porto Alegre, y que necesitamos difundir para que Otro Mundo sea Posible. Comparta la Carta Convocatoria con sus contactos de resistencia. Saludos desde Salvador!

  2. PatX 12 meses atrás

    I have noticed that your website needs some fresh articles.
    Writing manually takes a lot of time, but there is tool for this time consuming
    task, search for; Wrastain’s tools for content

  3. […] em Salvador, de 13 a 17 de março, com o tema “Resistir é criar, resistir é transformar”. A carta aberta de convocação para o evento diz que o Fórum ocorre em meio a um período de “retrocessos, perda de direitos, garantias […]

  4. Kota Mulanji MONAKELEMBEKETA 11 meses atrás

    Entendemos que os povos devem se reunir e construir práticas coletivas de enfrentamento ao
    sistema vigente econômico e alimentar, enfrentando a violência vivida por todos e todas e
    construir alternativas para outro mundo possível.
    Acreditamos que as deusas e deuses de todos os povos nos dão força permanente para
    continuarmos Resistindo, Criando, Resistindo e Transformando a nós e a todos e todas a
    nossa Volta.

    • ANA HELENA 5 meses atrás

      ISSO NOS ENCHE DE ESPERANÇAS…. EM MEIO A UM ENORME SUFOCO!!!

  5. Alessandro Monte 11 meses atrás

    Alessandro Monte, queremos fazer adesão ao FSM2018. Instituição: APAE DIAS D`AVILA – BAHIA (Associação dos Pais, Amigos e Excepcionais de Dias D`áivla – Bahia). Estamso à disposição para cooperar com a organização.

  6. REDE MANDACARU BRASIL
    RETROCEDER JAMAIS .AVANTE POVOS #VAMOSQUEVAMOS…

    http://mandacarurn.blogspot.com.br/2017/10/seminario-internacional-fsm-prepara.html

    Pergunta 1: Qual é a sua organização ou movimento?
    REDE MANDACARU BRASIL E COMISSÃO DE POVOS DE TERREIRO DO RN – FONSAPOTMA RN – PPLE RN…
    Pergunta 2: Qual é o papel do FSM 2018 para transformação da sociedade?
    LUTA CONSTANTE E MOBILIZAÇÃO PERMANENTE E EMPODERAMENTO NUMA TENTATIVA POTENCIALIZADORA DE SUSTENTABILIDADE E ADVOCAY MOBILIZADOR FOMENTANDO E PRODUZINDO AÇÕES CONCRETAS PENSANDO MUNDIAL E REALIZANDO LOCAL…ETERNAMENTE NUMA PERSPECTIVA DE OUTRO MUNDO POSSIVEL EMPODERANDO O OUTRO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA. EM VOGA POVOS, POVOS DA DIVERSIDADE E POVOS TRADICIONIAS SIMPLESMENTE O “EU NO OLHAR DO NÓS COMO UM TODO…
    Pergunta 3: O que sugere como metodologia para o FSM 2018?
    ACOLHIMENTO E VARIAS FRENTES E POSSIBILIDADES TEMATICAS E INTEGRADORAS E COMO NÃO FRENTES DE PARTILHAS E TENDAS TEMATICAS, AÇÕES SOCIO-AMBIENTAIS E CULTURAIS…
    Pergunta 4: O que você(s) pode(m) fazer pelo FSM 2018?
    MOBILIZAÇÃO E LOCAL E REGIONAL E NACIONAL E INTERNACIONAL ATRAVES DE MIDIAS E ENCONTROS E COMITES LOCAIS. PROPOR E PARTICIPAR E EFETIVAR MESAS TEMATICAS E RODAS DE CONVERSA INTEGRADORAS ENTRE OUTRAS…ASSESSORIA DE IMPRESA ENTRE OUTRAS AÇÕES…
    Pergunta 5: Qual é o seu grito / lema / palavra força da sua luta de resistência para um outro mundo possível?

    RETROCEDER JAMAIS .AVANTE POVOS #VAMOSQUEVAMOS…

    #FSMUMGRITOQUEECOARAETERNAMENTE…

    http://www.mandacarurn.blogspotcom
    https://www.facebook.com/mandacarurn

    https://www.facebook.com/PovosdeTerreirodoRN/

  7. Carlos Arturo Cadavid 6 meses atrás

    Adhesión a la convocatoria del FSM, de:
    JUNTA CIVICA PARAJE EL PINAR FUENTE CLARA, de Medellín, Colombia y
    Alianza Internacional de Habitantes (AIH Medellín-Colombia)

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account