Mapa não está disponível

Título *Plenaria nacional do FONSANPOTMA (C

Tema - Território Não Categorias

Lema

Descrição / Relato
  1. O Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais e Matriz Africana (FONSANPOTMA) movimento autônomo foi criado, em 2011, a partir do consenso dos participantes desse segmento social, escolhidos no âmbito municipal e estadual para representá-lo na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Salvador.
    A organização aglutina autoridades e líderes tradicionais de matriz africana, pertencentes aos troncos linguísticos BANTU, JEJE e IORUBÁ cujos ancestrais foram vítimas do regime escravo vigente no Brasil, entre os séculos 16 e 19.
    O Fórum tem como missão elaborar e promover a construção de políticas públicas que contemplem soberania alimentar e nutricional, de acordo com a tradição e a cultura dos povos de matriz africana. Hoje, 5 anos depois, o FONSANPOTMA fez escalada edificante a fim de construir sistemas que assegurem a soberania alimentar e nutricional dos povos que representa, oferecendo à sociedade brasileira comida de verdade compartilhada com o sagrado.
    Criado há sete anos, o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA) atua em defesa e garantia dos direitos desses povos, estabelecidos na Convenção nº 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que os reconhece em território nacional por meio da forma organizacional, pelo sistema alimentar e pelas línguas matrizes.
    Esse entendimento se dá em sintonia com o Decreto nº 6.040/2007, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para os Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e embasou o primeiro plano homônimo lançado em 2012.
    Ao longo desse período, o FONSANPOTMA desenvolveu várias ações em nível nacional a fim de reafirmar a sua missão, entre as quais merecem destaque: a instalação da Frente Parlamentar e a Teia em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, a fim de organizar o apoio no âmbito dos legislativos federal, estaduais e municipais; e a criação da COOPTMA-RS Cooperativa Estadual de Desenvolvimento Rural e Trabalho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, cooperativa de desenvolvimento, produção e consumo e o FUNDO SOLIDARIO UBUNTU mecanismo de credito para esse segmento da sociedade brasileira, além da moeda social GRÃO DIGITAL.
    Hoje, o FONSANPOTMA está representado em 14 unidades da Federação, por meio de Fóruns Estaduais e Municipais, o que lhe assegura participação ativa em espaços de controle social em todo o Território Nacional.

Data/hora
Date(s) - 14/02/2018
08:00 - 11:00 .

Perfil


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileiro
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account