Mapa não está disponível

Título *Marcha, porque Marchamos? Marchamos Contra o Racismo e a Intolerância Religiosa!

Tema - Território

Lema Pan-africanismo um Conceito Revolucionário, Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia

Descrição / Relato

MARCHA CONTRA O RACISMO e INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Nos últimos anos, a militância negra, organizada em entidades diversas, vêm realizando intervenções para transformar a estrutura racista da sociedade brasileira. As ações têm algo em comum: A DISPOSIÇÃO MILITANTE PARA TRANSFORMAR A SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DA SUPERAÇÃO DO RACISMO. No Brasil, somos 54% da população, e na Bahia 76%, sendo Salvador a capital mais negra do país. Considerando esses dados, a marcha na cidade de Salvador será um importante instrumento de visibilidade da problemática e da intervenção necessária para a sua superação.
Assiste-se no Brasil ao avanço de políticas de extermínio das etnias indígenas; dos povos e comunidades tradicionais; das comunidades negras rurais e quilombolas; e dos povos de terreiro, populações que articulam o seu modo de existência a partir das suas identidades ancestrais e fundamentais para a re-existência de práticas e saberes não colonizados, e que vão na contramão do totalitarismo da branquitude. A Marcha, não tão-somente o ato em si, mas as suas amarras políticas locais, nacional e internacionais serão as bases para estabelecer uma ponte entre diversas organizações negras nacionais, mundiais e movimentos antirracismo. A realização da Marcha deve resultar num salto organizativo da luta contra o racismo, a partir da elaboração de uma carta dirigida ao povo brasileiro; às instâncias de governo do Estado brasileiro e internacionais; e da constituição de uma Frente de interlocução nacional e internacional para a luta pela superação das desigualdades raciais.
Negritando a profunda relação existente entre o racismo estrutural e o conjuntural, sintetizado pelo golpe branco em curso no país, e os seus sucessivos ataques aos direitos da população negra e pobre; somado ao acirramento de posições fascistas/racistas e das desigualdades estruturais (hegemonia física e ideológica branca em todos os níveis de poder), conclamamos o povo negro e a sociedade brasileira a se juntar às diferentes forças do movimento negro nacional e internacional de expressão cultural e política para a Marcha contra o racismo, em Salvador, no Fórum Social Mundial.
PORQUE MARCHAMOS? Lutamos contra o genocídio crescente da nossa juventude negra e contra a redução da maioridade penal; Contra a prática do estupro e do feminicídio de mulheres negras; Contra as agressões e homicídios à população negra LGBTT; O encarceramento desproporcional e em massa de homens, mulheres e trans do povo negro; Pelo Respeito à nossa integridade moral e intelectual, e contra todas as formas degradantes à nossa imagem, constituição e contribuição filosófica; Pela aplicação da Lei 10.639/03 Contra o racismo epistêmico; Contra o racismo religioso; Pela efetivação de políticas públicas voltadas à juventude negra; Pela garantia de acesso à produção, veiculação e distribuição de conteúdos negros nos meios de comunicação.
Realização
Comitê Central da Marcha
Comitê UNILAB Malês Recôncavo Marcha contra o racismo; Comitê marcha contra o racismo Fortaleza – CE; Comitê Marcha contra o racismo Redenção UNILAB-CE; Comitê Marcha contra o racismo UFES; Comitê Marcha contra o racismo Campinas-SP; Agentes Pastoral Negros – APN; Samuel Azevedo –África 900 – Centro de Referência Política; IABEPE – Instituto Afro brasileiro de Estabilidade Política e Econômica; DCE UNILAB Malês – São Francisco do Conde–BA; Bloco Afro Bankoma -Lauro de Freitas –BA; ACBANTU – Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu; Terreiro São Jorge Filho da Gomeia; Unzo Kwa Mpanzu – Salvador; Ilê Ode Axe Oba Omi -São Francisco do Conde-Ba; Rede Kodya – Comunidade Organizada da Diáspora Africana; Quilombo Dom João – São Francisco do Conde – Ba; MNCR; Movimento População de Rua

Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
14:00 - 20:00 .

Perfil


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileiro
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account