Mapa não está disponível

Título *IV Simpósio Latino-Americano Colonialidade / Coloniação de Poder / Conhecimento / Ser

Tema - Território

Lema

Descrição / Relato

O “Colóquio Colonialidade/Decolonialidade do poder/ saber/ ser” vem sendo promovido por diferentes instituições e países da América Latina e visa proporcionar um espaço de encontro, debates e formulação de saberes que gere e estimule uma agenda permanente para o avanço de questões relativas aos países latino-americanos.

Tal como definido pelo coletivo fundador, cada encontro estabelece um recorte específico. Assim, em 2011, ano de sua primeira edição, realizada na Universidad Austral de Chile, em Valdivia, foi proposto o subtema “Miradas desde el sur”. Entre os conferencistas convidadxs, contou-se com a presença de Nelly Richard, Sergio Mansilla e Adolfo Albán Achinte.

A segunda edição aconteceu em 2013, na Universidad Nacional de Costa Rica e teve como subtema “Educación, Pedagogía y Cultura”. Esta edição teve como conferencistas o poeta mapuche Bernardo Colipan e os educadores Patricio Guerrero, José Solano e Amilcar Carrasco.
Já a terceira edição foi realizada em 2015, na Universidad Pedagógica Nacional, em Bogotá, Colômbia e contou com Ramón Grosfoguel, Adriana Paredes Pinda, Marisol Vidal Castillo e Ana Dalila Gómez Baos, representante do povo rom na Colômbia, como conferencistas convidadxs.

Além das conferências e das sessões de apresentação de trabalho, todas as edições contemplam rodas de diálogos nas quais participam como convidadxs mestres dos saberes ancestrais, além de pesquisadorxs, estudantes e artistas. Conta-se, do mesmo modo, com oficinas, exposição e venda de publicações, escambo e atividades artísticas diversas – todas em estreita sintonia com o tema central do Colóquio.

A cada edição, o número de participantes vem se ampliando, assim como o número de instituições interessadas em vincular-se a esta rede que conta, hoje, com ao menos nove universidades latino-americanas e diversos centros educativos e culturais. Como produtos resultantes das edições anteriores, já foram publicados dois livros com seleções dos trabalhos apresentados nos dois primeiros colóquios. Do mesmo modo, a partir dos contatos estabelecidos através desta rede, novos encontros, cursos e oficinas vêm sendo realizados e trabalha-se para que esta dinâmica se mantenha.

O IV Colóquio Latinoamericano Colonialidade/Decolonialidade do Poder /Saber/Ser: abordagens pedagógicas transformadoras acontecerá entre os dias 09 e 11 de março de 2018, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), Nazaré, Salvador, Bahia, Brasil. A programação conta com mais de 100 apresentações de trabalho nas sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica; oficinas e acontecimentos artísticos e rodas de diálogo com mestres e mestras com atuação em distintas áreas de saberes.

O evento é resultado do trabalho integrado entre diferentes universidades latino-americanas: Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano (Colombia); Universidad Austral de Chile; Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colombia); Universidad Nacional de Costa Rica; Universidad Nacional Tres de Febrero (Argentina); Universidad Pedagógica Nacional (Colombia); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Campus dos Malês); Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Data/hora
Date(s) - 13/03/2018
09:00 - 12:45 .

Perfil


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando
Select your currency
BRL Real brasileiro
EUR Euro

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account