عفوا، هذه المدخلة موجودة فقط في البرتغالية البرازيلية. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Seminário Internacional FSM – Prévia de importantes debates que ocorrerão no Fórum Social Mundial em 2018, o Coletivo Facilitador do Fórum Social Mundial (FSM) realizará, dias 17 e 18 de outubro, um Seminário Internacional preparatório integrando a programação geral do Congresso  de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que será aberto dia 16, em Salvador. A programação da Universidade incluirá uma infinidade de debates de interesse da sociedade civil e acadêmica, especialmente neste momento de preocupação com o futuro das universidades públicas no Brasil.

No Seminário Internacional FSM, o debate sobre a integração latino-americana e dos povos da África, com participantes do Brasil, Marrocos e Saara Ocidental, abrirá uma série de sete mesas que tratarão das lutas dos povos por suas terras e territórios, justiça ambiental, comunicação e democracia, intolerâncias, racismo e xenofobias, revolução dos gêneros, mundo do trabalho, arte e cultura frente ao avanço do conservadorismo. Com isso, os movimentos e organizações sociais que hoje se articulam para resistir e reverter retrocessos colocarão suas agendas no centro das discussões com ativistas, comunidade acadêmica e o público em geral. De acordo com Damien Hazard, membro do Conselho Internacional do FSM, as organizações integrantes do Fórum trarão para o encontro debates e questões sobre problemas que circundam todo o mundo.

Resistir é Criar, Resistir é Transformar – lema da edição 2018, expressa o espírito da programação de aliar a análise crítica da conjuntura com a busca de estratégias comuns e alternativas para Um Outro Mundo Possível – lema histórico do Fórum.

O Seminário Internacional FSM terá início no Dia Nacional pela Democratização da Comunicação (17/10) reunindo representantes do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação e do Fórum Mundial de Mídia Livre em uma mesa dedicada às lutas internacionais por outra comunicação e, no Brasil, a campanha “Calar Jamais!”, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que vem denunciando a prática de censura desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A mesa, em Salvador, abrirá a programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, em diversos estados brasileiros.

A conexão do próximo FSM com as lutas pela água também será tratada no seminário, com a participação de Renata Boulos, coordenadora do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) que ocorrerá em Brasília, logo em seguida, recebendo delegações do evento mundial de Salvador. Renata é também responsável pela área de relações internacionais do MTST.

O Seminário será realizado na sequência da reunião do Conselho Internacional do FSM que ocorrerá dias 15 e 16, também na UFBA, com agenda relacionada ao papel do FSM na atual conjuntura mundial e organização da edição 2018. Representantes de organizações de países da Europa, África, América do Sul e do Canadá – sede da última edição do Fórum Social Mundial – já confirmaram presença.

Os eventos marcarão o lançamento oficial do FSM 2018, já com a identidade visual criada para a edição de Salvador. A nova logomarca do FSM é fruto de um concurso promovido com o objetivo de estimular a participação e a reflexão sobre a identidade simbólica do próximo FSM 2018. Em uma junção criada pelo designer gaúcho, Beto Fagundes e a designer baiana, Flora Farias, a arte vencedora recebeu a melhor avaliação dos votos pela internet e foi criada a partir do redesign da logo tradicional, com tipografia brasileira e a incorporação de elementos regionais da Bahia.

Seminário Internacional FSM

O quê: Seminário Preparatório do  Fórum Social Mundial 2018

Data: 15 a 19/10/2017

Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia

Dia 15/10/2017 (domingo)

9h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

15h: Oficina de Metodologia

Local: Reitoria da UFBA (Rua Padre Feijó, s/n, Canela, Salvador/BA)

Dia 16/10/2017 (segunda-feira)

9h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

15h: Lançamento oficial do FSM 2018

Local: Reitoria da UFBA (Rua Padre Feijó, s/n, Canela, Salvador/BA)

Dias 17 e 18 de 2017 (terça e quarta-feira)

8h30 às 22h: Seminário Internacional do FSM 2018.

Local: Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina (Av. Adhemar de Barros, s/n, Ondina, Salvador/BA)

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE FSM2018.ORG

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Ana Paula de La Orden – 71 99277.1624

Glenda Lima – 71 98723.5841

E-mail: comunicacao@fsm2018.org

Confira releases e comunicados à imprensa

2 تعليقان
  1. Henrique Ehlers Silva 4 سنوات ago

    Os EUA como gerentes da ultima fase do capitalismo, desencadearam um exodo de despossuidos dos países pobres para os paises ricos colocando em afo risco as democracias, promovendo o surgimento de condutas nacionalistas como na Grã Bretanha, Eua e Alemanha por conta do assassinato de Sadam Houssein que era dique que continha o conflito sunita-xiita, sua morte determinou o surgimento do Estado Islamico com todas as consequencias afora todas as mazelas que nos afligem antes das guerras EUA-Iraque e o futuro EUA-Venezuela. Temos que nos fortalecer para resistir e mudar realidades. Outro mundo ainda é possivel!

  2. Antônio Carlos De Jesus Sousa 4 سنوات ago

    Olá. Amigos….,amei as programação. Da genda 2018.vou me esforçar para me fazer presente. Muito obrigado

Leave a reply

لن يتم نشر عنوان بريدك الإلكتروني. الحقول الإلزامية مشار إليها بـ *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account