الخريطة غير متوفرة

Titre Superação da Violência e os Direitos Humanos: Dispositivos de resistência na realidade prisional.

Thème - Territoire

Slogan La vie n’est pas une marchandise

Descrição / Relato

O Conselho da Comunidade de Vitória da Conquista-Ba, órgão fiscalizador da execução penal e defensor dos Direitos Humanos, reconhece que a inobservância dos direitos reinvidicados nos eixos temáticos do FSM corroboram para a criminalização, principalmente, da camada social que mais necessita de suporte das políticas públicas para o seu desenvolvimento. Tendo em vista as diversas expressões de violências causadas pelo Sistema Penal Brasileiro, faz-se necessário agregar essa discussão na pauta desse importantíssimo evento. Visa-se também motivar a visibilidade desta problemática social, promover debates e ampliar articulações para uma construção coletiva que se opõem ao ato de coisificar pessoas e super valorizar objetos. A Constituição Federal, no artigo 5º, é expressa em repudiar a prática da tortura e penas degradantes, desumanas ou cruéis. Entretanto, essa é uma realidade observada nas instituições responsaveis pela aplicabilidade da lei penal, e constitui-se em algo absolutamente inadmissível num Estado Democrático de Direito, além de configurar uma verdadeira incongruência. Enfim, a tolerância de tais condutas violentas não pode prosperar, é necessário a interação com os diversos movimentos sociais, bem como, inserir-se nestas grandes mobilizações para impulsionar melhorias e soluções frente às dificuldades vivenciadas.

ATIVIDADE PROPOSTA:

Atividade Autogestionada;
Modalidade: Debate;
Eixo: Direitos Humanos;
Categoria: Paz e Solidariedade.

Palavras chaves: Direitos Humanos; Superação da Violência; Resistência; Sistema Prisional, Construção da Paz.

PALESTRANTE:

• Dom João Santos Cardoso, Doutorado em Filosofia pela Pontificia Universitas Gregoriana, Itália(2002); e Bispo da cidade de Bom Jesus da Lapa-Ba.

DEBATEDORES:

• Reno Viana Soares, Juíz de Direito da Vara do Jurí, Execuções Penais e Corregedor de Presídios da Comarca de Vitória da Conquista-Ba.

• Pastor Djalma Torres, Teólogo, Sociólogo, Psicanalista e Presidente do centro de pesquisa, estudo, serviço e cultura da Igreja Evangélica Antioquia – CEPESC.

• Pai Raimundo, do Centro de Umbanda Paz e Justiça.

• Sheikh Abdul Hameed Ahmad, Centro Islâmico da Bahia.

MEDIADOR:

• Ronaldo de Oliveira Novais, Psicólogo, Especialista, em Ciências Criminais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB ; Militante dos Direitos Humanos e integrante do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais da Comarca de Vitória da Conquista-Ba.

Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
14:30 - 17:00 .

الملف الشخصي


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending
Select your currency
BRL ريال برازيلي

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account