الخريطة غير متوفرة

Titre Desafios para afirmar a Comunicação Democrática como Direito Humano

Thème - Territoire

Slogan FMML, para que outro mundo seja possível outra comunicação é necessária, Relatos

Descrição / Relato

عفوا، هذه المدخلة موجودة فقط في البرتغالية البرازيلية. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

RELATO, por Adilson Cabral e Eula Cabral.

O painel “Desafios para afirmar a Comunicação Democrática como Direito Humano”, apresentado pelos professores Eula D. T. Cabral (Casa de Rui Barbosa) e Adilson Cabral (Universidade Federal Fluminense-UFF), foi parte integrante do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) durante o Fórum Social Mundial (FSM).
O painel vem sendo apresentado pelos pesquisadores, além de outros integrantes do EMERGE – Centro de Pesquisas em Comunicação e Emergência, em eventos acadêmicos na área de Comunicação, como o Intercom, a Conferência e Mídia Cidadã e o Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará.
Propõe-se a pensar a Comunicação de modo crítico e sistêmico, envolvendo políticas relacionadas à manutenção de modelos de negócio concentrados, que favorecem a formação de monopólios e oligopólios, bem como inibe a pluralidade e a diversidade dos meios e a viabilidade de iniciativas de comunicação comunitária.
Eula Cabral apresentou um cenário no qual as Políticas de Comunicação facilitam e reforçam a hegemonia das empresas de mídia, a partir do poderio de famílias e grupos que asseguram concessões de rádio e tv e determinam a regulamentação do setor a partir de seus interesses mercadológicos e políticos.
Em seguida, Adilson Cabral apresentou a regulamentação da radiodifusão comunitária, ressaltando oportunidades para afirmar novos e mais amplos espaços para um sistema de comunicação constituído também de rádios e tvs comunitárias de sinal aberto, com reserva de espectro e financiamento para sua sustentabilidade.
A audiência era constituída de estudantes, militantes e profissionais, não apenas da área de Comunicação, mas diretamente afetados por suas políticas. Seus interesses, traduzidos em perguntas e depoimentos, aclararam um dos nossos objetivos em espraiar debates tais como os que proporcionam esse painel: evidenciar a relação da Comunicação com outros direitos humanos e fazer compreender que a opressão da ausência de uma comunicação democrática afeta a todas e todos.
Um desafio para compreendermos futuras demandas e perspectivas de próximas edições e demandas do Fórum Mundial de Mídia Livre.

Data/hora
Date(s) - 16/03/2018
14:00 - 17:00 .

الملف الشخصي


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending
Select your currency
BRL ريال برازيلي

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account